A nossa prática

Baseamos a nossa prática em pedagogias ativas, nas quais a criança e as suas interações com os materiais e com o mundo à sua volta são a base de todo o desenvolvimento. Num ambiente estável e adequado a cada etapa, promovemos experiências, atividades e desafios tendo sempre por base a estimulação dos sentidos e o respeito pelas diferentes formas de expressão que cada criança possui.

Tendo por base as Orientações Curriculares para a Educação de Infância, identificamo-nos com:

  • O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna na medida em que encaramos a instituição educativa como um espaço de iniciação às práticas de cooperação e solidariedade. Acreditamos, portanto, que a constituição de grupos heterogéneos promove o respeito pelas diferenças individuais e o espirito de interajuda e colaboração. A programação das atividades é feita de forma cooperada com as crianças e os projetos surgem dos seus interesses;
  • Os princípios de Reggio Emilia que se refletem na criação de um ambiente acolhedor e familiar, onde as crianças, as famílias e a equipa educativa trabalham em estreita colaboração, tornando-se intervenientes ativos do processo educativo;
  • A pedagogia Waldorf na valorização do contacto e respeito pela natureza e no incentivo à criatividade na preferência pela utilização de objetos não estruturados que podem assumir diferentes utilidades e significados nas explorações levadas a cabo pelas crianças;
  • O modelo High Scope que defende a experimentação ativa e direta sobre os objetos como ponto de partida para a construção do conhecimento que ajuda a dar sentido ao mundo.